Implementação e certificação da norma ISO 9001

Garanta a qualidade da sua organização com a implementação e certificação da norma ISO 9001.

Implementação e certificação da norma ISO 9001 para organizações

A norma NP EN ISO 9001: 2015 é um modelo de gestão da qualidade com foco na eficácia dos processos das empresas e organizações. Este esquema de gestão privilegia a adopção de um processo de implementação de requisitos, valor acrescentado, eficácia e melhoria contínua através da avaliação de objectivos.

As versões anteriores da norma ISO 9001 eram voltadas para grandes indústrias e empresas, mas a versão atual adapta-se perfeitamente a todas as organizações, independentemente do tipo, tamanho ou mercado.

Para obter a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade baseado na norma ISO 9001, a organização deve demonstrar que cumpre todos os requisitos da norma e que possui um sistema de gestão de qualidade eficaz em funcionamento. Isso implica a implementação prévia do Sistema de Gestão da Qualidade na organização, bem como a realização de uma Auditoria Interna com uma empresa de consultoria como a ARIOL CONSULTING e na contratação de uma Entidade de Certificação para realizar a auditoria de certificação.

A certificação na NP EN ISO 9001: 2015, demonstra aos clientes potenciais e actuais, a capacidade de satisfazer as suas necessidades e requisitos. Dessa forma, as empresas certificadas alcançam o nível de confiança e satisfação exigido pelos seus clientes, o que lhes trará crescimento nos seus negócios.

Benefícios da implementação e certificação ISO 9001

A implementação e certificação do sistema de gestão da qualidade com base na norma ISO 9001 oferece diversos benefícios às organizações, incluindo:

  • Melhoria da eficiência e eficácia dos processos:

    A norma ISO 9001 centra-se na gestão de processos e na melhoria contínua, o que ajuda as organizações a identificar e corrigir deficiências nos seus processos, aumentando a eficiência e a eficácia.

  • Maior cumpromisso dos funcionários:

    A norma ISO 9001 requer a participação ativa dos funcionários no processo de melhoria contínua, o que pode aumentar seu cumpromisso e motivação.

  • Acesso a novos mercados:

    A certificação ISO 9001 é um requisito em muitos mercados internacionais, tornando a certificação necessária para aceder a esses mercados.

  • Aumento da satisfação do cliente:

    A norma ISO 9001 centra-se em responder às necessidades e expectativas do cliente. Ao melhorar os processos e a qualidade do serviço ou produto, é possível aumentar a satisfação do cliente.

  • Maior competitividade:

    A certificação ISO 9001 é reconhecida internacionalmente e pode ser uma ferramenta para diferenciar a organização de seus concorrentes, aumentando sua competitividade.

  • Redução de custos:

    A implementação da norma ISO 9001 ajuda a identificar e reduzir custos desnecessários nos processos da organização.

Quem projetou a ISO 9001? Quem a certifica?

A norma ISO 9001 foi projetada pela Organização Internacional de Normalização (ISO) em 1987 e foi revista várias vezes desde então, sendo a versão mais recente a ISO 9001:2015. A ISO é uma organização independente e não governamental composta por membros de organismos nacionais de normalização de mais de 160 países.

A certificação da norma ISO 9001 é realizada por organismos de certificação credenciados. Esses organismos são avaliados e credenciados por organismos de acreditação que, por sua vez, são membros do Acordo de Reconhecimento Multilateral (MLA) do Fórum Internacional de Acreditação (IAF). Os organismos de certificação realizam auditorias nas organizações para determinar se elas cumprem os requisitos da norma ISO 9001 e são elegíveis para a certificação.

Como integrar a ISO 9001 com outras normas

A integração da ISO 9001 com outras normas é importante porque ajuda as organizações a implementarem sistemas de gestão mais eficientes e eficazes. Seguem algumas diretrizes gerais para integrar a ISO 9001 com outras normas:

  1. Identifique as normas relevantes: Identifique as normas que são relevantes para a sua organização e seus objetivos de negócio. Por exemplo, se a sua organização se dedica à fabricação de produtos médicos, pode ser importante integrar a norma ISO 13485 para sistemas de gestão da qualidade de dispositivos médicos.
  2. Encontre os pontos em comum: Identifique os requisitos que são comuns entre as normas que você deseja integrar. Isso pode ajudar a identificar áreas onde os esforços e recursos podem ser combinados.
  3. Integre os requisitos: Integre os requisitos das normas relevantes num sistema de gestão da qualidade único e coerente. Certifique-se de que os requisitos são cumpridos de forma efetiva e eficiente, sem conflitos entre eles.
  4. Estabeleça uma abordagem integrada: Estabeleça uma abordagem integrada para a implementação e manutenção do seu sistema de gestão da qualidade. Isso pode envolver a designação de uma equipa de gestão da qualidade e a implementação de um plano de auditoria interna para garantir o cumprimento de todos os requisitos.
  5. Capacite a sua equipa: Capacite a sua equipa nas normas integradas e em como implementar e manter o sistema de gestão da qualidade. Isso pode ajudar a garantir que a sua organização cumpre os requisitos e possa aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela integração de normas.

A integração da ISO 9001 com outras normas pode ser um desafio, mas, com um bom planeamento, uma abordagem integrada e a capacitação adequada da sua equipa, é possível alcançar uma implementação efetiva e eficiente de um sistema de gestão da qualidade que responde a múltiplas normas.

Sectores

El sistema de gestión de la calidad basado en la norma ISO 9001:2015, es de aplicación transversal, todos los sectores de actividad económica y empresarial son susceptibles de implantar y certificarse.

Serviços

CONSULTORIA

Através dos nossos consultores orientamos os nossos clientes no desenvolvimento da implementação de sistemas de gestão que lhes permitam atingir os níveis de eficiência e melhoria exigidos nos sectores em que estão presentes e assim ter sucesso nos seus mercados e sociedades.

AUDITORIA

Com o propósito de identificar melhorias, realizamos auditorias imparciais e independentes que também agregam valor às organizações e confiança aos seus clientes, acionistas, colaboradores como ao meio social envolvente.