Certificação do Modelo EFQM

O Modelo EFQM oferece uma abordagem abrangente à gestão da qualidade e à melhoria contínua, promovendo uma cultura de excelência e eficácia nas organizações.

Modelo EFQM

O modelo EFQM é um quadro de gestão reconhecido mundialmente que permite às organizações alcançar o sucesso, medindo o ponto em que se encontram no caminho para a transformação, ajudando-as a compreender as lacunas e as possíveis soluções disponíveis, e capacitando-as para progredir e melhorar significativamente o desempenho da sua organização. Baseia-se no princípio da melhoria contínua e fornece um quadro abrangente para avaliar e melhorar a eficácia e eficiência de uma organização.

Desde a sua criação em 1988, em Bruxelas, a Fundação Europeia para a Gestão da Qualidade, através do modelo EFQM, tem como objetivo melhorar a competitividade das empresas europeias e internacionais, através da procura da excelência e da qualidade total.
Baseia-se em 3 componentes:

  • Princípios fundamentais que impulsionam o sucesso sustentável.
  • Factores dinamizadores (liderança, pessoas, estratégia, recursos e processos) e resultados.
  • RADAR

Como é que o modelo EFQM beneficia as organizações?

Apresentamos de seguida alguns benefícios que o Modelo EFQM pode trazer às organizações:

  1. Foco na Excelência: Foca-se na procura da excelência em todas as áreas de uma organização. Promove a melhoria contínua e fomenta uma cultura organizacional centrada na qualidade e na excelência do desempenho.
  2. Orientação para o cliente: O modelo coloca uma forte ênfase na compreensão e satisfação das necessidades e expectativas dos clientes. Isto ajuda as organizações a melhorar a qualidade dos produtos e serviços, o que pode levar a uma maior satisfação e fidelização dos clientes.
    3. Abordagem por processos: Utiliza uma abordagem de gestão por processos, o que significa que as organizações devem compreender e otimizar os seus processos para alcançar eficácia e eficiência. Isto conduz a uma melhor gestão operacional e a resultados mais consistentes.
    4. Envolvimento dos trabalhadores: Incentiva a participação ativa dos trabalhadores na melhoria contínua e na tomada de decisões. Este facto pode contribuir para um ambiente de trabalho mais motivador, produtivo e colaborativo.
    5. Medição e análise: Fornece ferramentas e metodologias para medir e analisar o desempenho da organização. Isto permite uma tomada de decisões mais informada e facilita a identificação de áreas a melhorar.
    6. Gestão estratégica: O modelo ajuda as organizações a alinhar os seus objectivos estratégicos com as operações quotidianas, assegurando que todas as actividades contribuem para a visão e a missão da organização.

Sectores

O sistema de gestão da qualidade baseado no modelo EFQM pode ser aplicado de forma transversal, podendo ser implementado e certificado em todos os sectores de atividade económica e empresarial.

Serviços

CONSULTORIA

Através dos nossos consultores, orientamos os nossos clientes no desenvolvimento da implementação de sistemas de gestão que lhes permitam atingir os níveis de eficiência e melhoria exigidos nos sectores em que estão presentes e, assim, obter sucesso nos seus mercados e sociedades.

AUDITORIA

A fim de identificar melhorias, realizamos auditorias imparciais e independentes que também trazem valor às organizações e confiança aos seus clientes, accionistas, empregados e ao seu ambiente social.