Adaptação das organizações às alterações climáticas. ISO 14090

Atualmente, não há dúvidas de que o clima está a mudar em todo o mundo e que o impacto desta mudança se fará sentir nas próximas décadas. A dimensão das futuras alterações climáticas dependerá da eficácia da redução das emissões de gases com efeito de estufa. Por este motivo, é importante considerar os riscos associados ao impacto das alterações climáticas e tomar decisões sobre os mesmos.

As organizações podem sofrer impactos regulamentares, financeiros, estruturais e de reputação. Para ajudar as organizações, a ISO criou a norma EN ISO 14090, Adaptação às alterações climáticas, o primeiro quadro internacional sobre adaptação às alterações climáticas.

Empresas e organizações de todos os tipos poderão utilizar esta norma para reduzir as ameaças das alterações climáticas e identificar as oportunidades daí resultantes.

A NP EN ISO 14090, Adaptação às alterações climáticas, ajuda as empresas e organizações a definir prioridades e a desenvolver planos de adaptação eficazes para cada tipo específico de alterações climáticas que enfrentam. O esquema fornece uma abordagem pragmática, consistente e estruturada para prevenir ou minimizar as ameaças que as alterações climáticas podem causar.

A NP EN ISO 14090 não é apenas útil para a implementação de acções para reduzir as ameaças das alterações climáticas, o seu âmbito abrange toda a cadeia de valor. É um sistema de gestão, útil na tomada de decisões relativas à cadeia de fornecimento, investimentos ou cobertura de seguros. Ao mesmo tempo, representa um sólido quadro de referência para as Organizações e Empresas que têm a necessidade voluntária ou obrigatória de comunicar o cumprimento da regulamentação.

A NP EN ISO 14090 pode ser integrada com outros sistemas, incluindo a NP EN ISO 14001, Sistema de Gestão Ambiental, ou mesmo com as actividades ou sistemas para a mitigação das alterações climáticas ou prioridades de sustentabilidade.